terça-feira, 10 de julho de 2018

Como escolher um processador

O marketing da industria de computadores sempre atuou dando ênfase ao clock ao qual a CPU funciona. Porém a especificação de velocidade de um processador ( 2 Ghz ou 3 Ghz) é uma informação muito simploria, que serve apenas para leigos terem noção do desempenho de uma maquina. O desempenho depende de inumeros fatores, a arquitetura da tecnologia empregada entre outros. É necessário conhecer alguns recursos principais que influenciam na capacidade e velocidade de processamento.  Além de ter uma maquina com hardware avançado também torna se necessário conhecer recursos de software que consomem os recursos de hardware, porém nesta postagem vamos focar em configurações de hardware.

Quantidade de Núcleos de um processador

Quanto maior o número de núcleos, melhor será o desempenho de um computador multi-tarefas. Qualquer computador hoje em dia executa dezenas de funções simultaneamente para manter o sistema operacional funcionando, qualquer destes serviços consome recursos de memória e processador, portanto uma boa dica é configurar o sistema para que não execute serviços que sejam desnecesários.
Em relação a quantidade de núcleos existem processadores dual-cores, que trabalham com 2 processos, mas apenas um núcleo físico. É como se houvesse 2 nucleos mas que compartilham a mesma memória no chip. Assim, há processadores com 2 nucleos mas 4 threads (processos). Um processador com 4 nucleos individualizados é melhor que um com 4 threads mas 2 núcleos. E como foi dito, se um processador tem varios núcleos, já é obvio que se trata de uma tecnologia mais atual, portanto melhor manejo de energia e tbm no processamento de dados em si.

Memória Cache do Processador

Caminho de armazenamento de dados até o processador

A memória cache é um item de extrema importância em um processador, porém não é levado em conta pela maioria das pessoas que preocupam-se apenas com memória RAM e Armazenamento em disco.
Cache de memória é uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM.Na maioria dos processadores de mais de um núcleo, cada núcleo pode possuir sua própria cache e alguns casos realizam acesso direto e independente à memória principal; possibilita-se, assim, que as instruções de aplicações sejam executadas em paralelo, ou seja, cada processador realiza os cálculos de que é requisitado concorrentemente com o outro, ganhando desempenho. Este, porém, depende muito dos algoritmos de software utilizados e de suas implementações.



Outra vantagem do processamento em paralelo é a capacidade de cada processador ficar responsável pela execução de um aplicativo, como por exemplo, quando o usuário está executando algum arquivo de som e ao mesmo tempo executando a varredura do antivírus.O processador não pode buscar dados diretamente do disco rígido porque os discos são muito lentos, mesmo se você considerar o disco rígido mais rápido disponível no mercado. Só para você ter uma ideia do que estamos falando, um disco rígido SATA-300 – o tipo mais rápido encontrado no mercado hoje para o usuário comum – tem uma taxa de transferência máxima teórica de 300 MB/s. Um processador trabalhando internamente a 2 GHz com caminhos de dados* internos de 64 bits consegue transferir dados internamente a 16 GB/s – ou seja, 50 vezes mais rápido.


* Traduzindo: são os caminhos entre os circuitos internos do processador. Esta é uma conta grosseira e serve apenas para te dar uma ideia, já que os processadores têm internamente vários caminhos de dados diferentes, cada um transferindo um número diferente de bits por vez. Por exemplo, nos processadores da AMD o caminho de dados entre o cache de memória L2 e o cache de memória L1 é de 128 bits, enquanto que nos atuais processadores da Intel este caminho de dados é de 256 bits. Se você está confuso, não se preocupe. Isto é só para explicar que o número mostrado no parágrafo acima não é fixo, mas o processador é sempre muito mais rápido do que os discos rígidos.


A diferença de desempenho vem do fato de que os discos rígidos são dispositivos mecânicos, que são muito mais lentos do que os dispositivos puramente eletrônicos, já que as partes mecânicas precisam ser movidas para buscar um dado (o que é muito mais lento do que mover elétrons). A memória RAM, por outro lado, é 100% eletrônica e por esse motivo ela é muito mais rápida do que os discos rígidos, e idealmente tão rápida quanto o processador.


E aqui está o problema. Mesmo a memória RAM mais rápida disponível não consegue acompanhar o processador. Se você tomar como exemplo as memórias DDR2-800, elas transferem dados a 6.400 MB/s – 12.800 MB/s no modo de dois canais. Apesar deste número se aproximar dos 16 GB/s do exemplo acima, como os processadores modernos são capazes de buscar dados do cache de memória L2 a uma taxa de 128 ou 256 bits, nós estamos falando de uma taxa de transferência de 32 GB/s ou 64 GB/s, isso se o processador trabalhar internamente a 2 GHz. Não se preocupe com o tal do “cache de memória L2” por enquanto, nós explicaremos sobre ele mais adiante. Tudo o que queremos agora é que você consiga visualizar que a memória RAM é mais lenta do que o processador.


A propósito, a taxa de transferência é calculada usando a seguinte fórmula (em todos os exemplos dados até o momento “dados por clock” era igual a “1”):


Taxa de transferência = largura (número de bits) x clock x dados por clock / 8


O problema não é apenas a taxa de transferência, ou seja, a velocidade da transferência, mas também a latência. A latência (também conhecida como tempo de acesso) é a quantidade de tempo que a memória demora em entregar um dado solicitado pelo o processador – esta entrega não é instantânea. Quando o processador solicita uma instrução (ou dado) que está armazenado em um determinado endereço, a memória demora um certo tempo para entregar esta instrução (ou dado) de volta ao processador. Nas memórias atuais, caso elas sejam rotuladas como CL de 5 (CL significa CAS Latency ou latência do CAS, que é a latência que estamos falando), isto significa que a memória entregará os dados solicitados apenas após cinco pulsos de clock – o que significa que o processador terá de esperar.



Esperas reduzem o desempenho do processador. Se o processador tiver de esperar cinco pulsos de clock para receber a instrução ou dado solicitado da memória, seu desempenho será de apenas 1/5 do desempenho que ele teria caso estivesse usando uma memória capaz de fornecer dados imediatamente. Em outras palavras, quando o processador acessa uma memória DDR2-800 com CL5, o seu desempenho é o mesmo que se ele estivesse acessando uma memória trabalhando a 160 MHz (800 MHz / 5). No mundo real o desempenho das memórias não é tão ruim assim pois elas trabalham em um modo chamado burst (rajada), onde a partir do segundo dado em diante as entregas passam a ser imediatas, desde que os dados estejam armazenados em endereços contíguos (normalmente as instruções de um programa são armazenadas em endereços sequenciais). Isto é expresso como “x-1-1-1” (por exemplo, “5-1-1-1” para a memória do nosso exemplo), significando que o primeiro dado é entregue após cinco pulsos de clock mas do segundo em diante os dados podem ser entregues em apenas um pulso de clock – desde que os dados estejam armazenados em endereços contíguos, como dissemos.


sexta-feira, 6 de julho de 2018

Aumente o desempenho do PC ou Notebook seu HD por um SSD

A troca do HD por um disco SSD é uma solução muito recomendada para aumentar a velocidade de leitura e gravação de dados do notebook, proporcionando alto ganhos em seu desempenho, em geral. Basta fazer a instalação física do novo disco SSD e depois instalar o sistema operacional.

Não é incomum ouvirmos o termo “disco” para se referir às unidades SSD. Essa confusão é normal, pois já estamos acostumados a nos referirmos aos discos rígidos dessa maneira.

A sigla SSD vem de “Solid State Drive (Unidade de Estado Sólido)”. O dispositivo é uma unidade de armazenamento que aloca os dados em chips de memória flash, basicamente do mesmo modo que um pendrive faz para guardar os arquivos.

Já os HDs comuns possuem discos magnéticos em seu interior. Para que os dados possam ser acessados, um mecanismo de leitura precisa se movimentar até o ponto em que os arquivos estão.


Essa tecnologia pode aumentar significativamente o desempenho da sua máquina, principalmente na hora do boot e de abrir os programas. Os sistemas operacionais modernos — como o Windows 8 — em conjunto com tecnologias de ponta — como o Intel Smart Response — podem colocar um SSD e um HD comum em paralelo para aumentar a velocidade do computador como um todo.

Outra vantagem dos SSDs é o consumo energético que, por ser menor, pode fazer com que a bateria do seu notebook dure mais tempo. 

Os SSDs já estão no mercado há um bom tempo e, mesmo que o seu custo ainda não seja o ideal, é possível encontrar modelos mais acessíveis. Mas será que a diferença de velocidade compensa o investimento em uma unidade SSD? É isso o que nós vamos tentar descobrir agora.

Vantagens do SSD

1-Copia de arquivos 
A principal diferença de arquitetura entre os discos fica gritante quando comparamos a taxa de transferência de arquivos randômica. Como o SSD não precisa “procurar” os blocos de dados antes de acessá-los, tudo fica muito mais rápido. O CrystakDiskMark testa a capacidade de gravação e leitura de modo sequencial e randômico, trabalhando com blocos de arquivos de tamanhos diferentes. Como os aplicativos armazenam os arquivos nos primeiros espaços livres que encontram no disco, o acesso randômico é o que mais pode prejudicar o desempenho em um computador.
MB/s quanto maior valor melhor


Outro teste é uma simples cópia de arquivo no melhor estilo “copiar e colar”. Escolhemos um arquivo comprimido com 2,6 GB e cronometramos o tempo total que cada um dos discos levou para concluir o processo.


2- Tempo de Boot:
Quanto tempo o seu computador leva para ligar, desde que você aperta o botão até o momento em que a máquina está pronta para ser utilizada? Para calcular, nós utilizamos o BootRacer, um aplicativo que mede o tempo de inicialização do Windows.

Vale a pena ter uma unidade SSD no computador?
Se você preza por velocidade, vale a pena, e muito. Porém, essa vantagem poderá acarretar em um custo muito mais alto por gigabyte.
O que muitos fabricantes de notebooks têm feito é instalar um SSD com menor capacidade em paralelo com um HD comum; isso já é suficiente para garantir um sistema operacional muito mais rápido, mas mantendo um custo equilibrado. Quem quer apenas acelerar o sistema, mas não pretende gastar muito, pode optar por esta alternativa.
No geral, o tempo de resposta do sistema aumenta consideravelmente quando colocamos uma unidade SSD, principalmente se o uso da máquina envolve a manipulação de muitos aplicativos ao mesmo tempo.
Já para quem usa o computador primariamente para jogar, a diferença de um SSD para um HD tradicional deve ser menos perceptível: apesar do fato de que os jogos vão abrir muito mais rápido que antes e o carregamento de novas fases e níveis deve ser quase instantâneo, fora isso não há diferença.

Deixando o Windows Mais Rápido e Leve

Qualquer usuário de computador, por mais desatento que seja, já percebeu que a cada nova versão o Windows torna-se cada vez mais lento. De fato, a insistência da Microsoft em garantir compatibilidade com software e hardware antigos, política que fez do sistema um verdadeiro sucesso, é também o seu calcanhar de Aquiles. O Windows hoje é um sistema tão grande e pesado devido ao tamanho de seu código fonte, que sua execução torna-se um verdadeiro martírio mesmo para as mais modernas CPUs.

Na maioria dos computadores, o Windows termina rodando uma centena de programas de fundo totalmente desnecessários. A maior parte deles são carregados na forma de "serviços". Os serviços são responsáveis por deixar a máquina pronta para a execução de tarefas tidas como comuns. O problema é que, como essas tarefas tidas como comuns visam atender a uma vasta gama de usuários, diversos serviços terminam sendo automaticamente iniciados, mesmo que você nunca vá utilizá-los.

Para se ter uma idéia, o Windows Vista Ultimate carrega, por padrão, cerca de 134 serviços em background! É muita coisa... Com muito esforço, no Windows 7, a Microsoft conseguiu baixar isso para cerca de 70 processos. Mas dá para melhorar...

A maneira de "enxugar" o sistema é através do miniaplicativo "services.msc". Ele lista os serviços que o Windows têm disponível (carregados ou não).

Para acessar este miniaplicativo, basta digitar seu nome em "Iniciar / Executar". Usuários do Vista ou do Windows 7 podem simplesmente digitar o nome do arquivo em "Iniciar Pesquisa".



 Acesso fácil ao miniaplicativo através do menu iniciar.



Gerenciando serviços
O miniaplicativo "Serviços" exibe uma tela contendo o nome do serviço, uma breve descrição, o status, o tipo de inicialização e o tipo de logon. Muitos usuários, ao se depararem com essa tela, ficam inseguros e não sabem quais serviços podem ser desativados com segurança. E não é por menos, muitos serviços são dependentes de outros serviços. Nestes casos, desativar um serviço que tem outros como dependentes pode acarretar em efeitos indesejados, como travamentos, falta de estabilidade no sistema ou simplesmente parar uma função do Windows que você não gostaria de ter parado.



Muitos usuários ficam inseguros ao se depararem com esta tela...



Antes de sair por aí desativando serviços, vamos entender primeiro como funciona o gerenciador de serviços.

Quando um serviço está rodando, ele parece listado como "Iniciado" na coluna de Status. Se o "status" está vazio, significa que o serviço não está rodando. Em "Tipo de Inicialização", os serviços podem estar nos quatro estados descritos abaixo:

Automatico: Significa que o serviço inicia automaticamente quando o computador é iniciado. Se um serviço não é mais necessário, ele até pode ser parado, mas seu estado continuará sendo "Automático".

Automático (atraso na inicialização): Similar ao anterior, porem, o serviço não inicia imediatamente após o boot do sistema. Esta opção de inicialização de serviço é nova e disponível somente para o Windows Vista. A idéia é reduzir os recursos necessários para iniciar o sistema, visto que nem todos os tipos de serviços precisam necessariamente estar disponíveis imediamente após o sistema ser carregado. Existem serviços que podem "esperar um pouquinho".

Manual: O serviço inicia ou para quando necessário ou roda quando iniciado pelo usuário.

Disabled (Desativado): O serviço nunca roda.

Note que existe uma diferença grande entre um serviço desativado e simplesmente não iniciado. Serviço desativado significa que é certeza que ele não será iniciado, mesmo se o sistema o requisitar. Já quando um serviço é configurado para "manual", quando o sistema o chama, ele é iniciado.


Desativando Serviços
Após identificar o serviço que você quer desativar (veja mais à frente neste texto), fazê-lo não é muito difícil.


  1. Dê um clique duplo no nome do serviço para abrir a caixa de diálogo "Propriedades".
  2. Localize a caixa "Tipo de Inicialização".
  3. Na caixa de rolagem, troque o tipo de inicialização para o tipo "Desativado".
  4. Confirme clicando no botão "OK".
  5.  Nesta caixa de diálogo, você tem acesso a tudo o que pode ser feito com um serviço do Windows
  6. Ao finalizar a operação, você notará que o tipo de inicialização na tela principal do miniaplicativo "Serviços" foi alterado.



Serviços desnecessários
Dependendo do serviço que você desativar, especialmente no Windows Vista, o sistema irá iniciar mais rapidamente e vai rodar melhor. Mas como fazer isso com segurança? Quais serviços você pode desativar e que realmente não irão lhe fazer falta alguma?

Para facilitar seu trabalho de otimização do sistema operacional, fizemos um verdadeiro pente-fino no miniaplicativo "Serviços" e selecionamos alguns que você pode configurar como manual ou simplesmente desativar. Vamos à eles:

Experiência com Aplicativo:
Descrição: Relata problemas de compatibilidade e aplica automaticamente atualizações de software a programas.
Sugestão: configure este serviço como "Manual".

Pesquisador de Computadores:
Descrição: Mantém um a lista atualizada de computadores na rede e fornece a computadores designados navegadores. Se este serviço for interrompido, esta lista não será atualizada ou mantida.
Sugestão: configure este serviço como "Desativado" caso seu computador não faça parte de uma rede.

Gerenciador de Sessão do Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho:
Descrição: Fornece serviços de inicialização e manutenção ao Gerenciador de Janelas da Área de trabalho.
Sugestão: Se você não usa os recursos de desktop "Aero", você pode configurar este serviço para "Manual".

Serviço de Diretiva de Diagnóstico:
Descrição: Ativa a descoberta e solução de problemas nos componentes do Windows.
Sugestão: Configure este serviço como "Manual".

Cliente de rastreamente de link distribuído:
Descrição: O serviço do sistema Cliente de rastreamento de link distribuído mantém links entre os arquivos do NTFS em seu computador ou entre computadores no domínio de rede.
Sugestão: Se o seu computador não faz parte de uma rede com domínio, desative este serviço.

Serviço de Indexação
Descrição: O Serviço de Indexação indexa o conteúdo e as propriedades de arquivos em computadores locais e remotos, bem como fornece acesso rápido aos arquivos por meio de uma linguagem de consulta flexível. O Serviço de Indexação também permite a pesquisa rápida de documentos em computadores locais e remotos e fornece um índice de pesquisa para conteúdo compartilhado na Web. Ele cria os índices de todas as informações de texto contidas em arquivos e documentos. Quando a criação inicial do índice for concluída, o Serviço de Indexação manterá os índices sempre que um arquivo for criado, modificado ou excluído.
Sugestão: A indexação pode consumir uma quantidade razoável de recursos do computador. Se o serviço for interrompido, as pesquisas poderão ainda ser feitas como sempre, porém, um pouco mais lentas. Se você não costuma utilizar com frequência o mecanismo de pesquisa do Explorer ou se usa um outro software para fazê-lo, você pode configurar este serviço como "Desativado".

Arquivos Offline
Descrição: Este serviço fornece acesso a arquivos e pastas de rede a partir de um disco local quando uma rede está indisponível.
Sugestão: Se seu computador não faz parte de uma rede ou se seu computador está em rede mas você não usa este recurso, você pode desativa-lo com segurança.

Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis
Descrição: Permite a utilização, sincronização e transferência de dados de dispositivos de armazenamento portáteis por aplicativos como o Windows Media Player e o Assistente de Importação de Imagens.
Sugestão: Se você nunca conecta dispositivos de armazenamento como chaveiros USB, Pen Drives, iPod, você pode configurar este serviço como "Desativado".

Spooler de Impressão
Descrição: Carrega arquivos na memória para impressão posterior.
Sugestão: Se você não tem uma impressora, manter este serviço carregado na memória é inútil. Desative-o.

ReadyBoost
Descrição: A partir da versão Ultimate, do Vista, o Windows incorpora uma novidade interessante. A tecnologia ReadyBoost. Com ela, você pode adicionar mais memória ao computador sem ter que abrí-lo ou trocar os módulos de RAM. A idéia é usar a memória existente em um dispositivo de armazenamento em massa, tal como um USB pen drive ou MP3 player. Mas, para que o ganho de desempenho ocorra, o dispositivo deve ter boa velocidade e atender aos padrões mais modernos USB, caso contrário o efeito será o contrário.
Sugestão: Se você não usa esta tecnologia, pode desativá-la com segurança.

Registro Remoto
Descrição: Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro em seu computador remotamente. Se este serviço for desativado, o registro só poderá ser modificado localmente.
Sugestão: Até por questão de segurança, é melhor que você mantenha esta opção desativada.

Logon Secundário
Descrição: O serviço Logon secundário permite que o usuário crie processos no contexto de diferentes elementos de segurança. Este serviço é normalmente usado por administradores, que podem efetuar o logon como usuários restritos e usar um logon secundário para executar temporariamente um aplicativo como Administrador.
Este serviço permite o início de processos executados com credenciais alternativas clicando-se com o botão direito do mouse sobre um aplicativo ou executável e selecionando-se "Executar como".
Sugestão: É uma boa prática operar o sistema como um usuário limitado e usar um logon secundário com maior poder (Administrador) para tarefas como instalar programas e executar tarefas administrativas. Porém, se você, assim como a maior parte dos usuários domésticos, não segue esta prática, ou seja, se você costuma logar-se no sistema como usuário Administrador, então manter este serviço rodando é inútil. Neste caso, você pode desativá-lo. Mas recomendamos você mudar seus conceitos...

Central de Segurança
Descrição: Monitora as configurações e definições de segurança do sistema.
Sugestão: Se você não gosta de receber alertas do sistema operacional relativas a segurança (firewall, antivírus, etc), você pode desativar este serviço.

Servidor
Descrição: O serviço do sistema Servidor oferece suporte ao RPC, ao arquivo, à impressão e ao compartilhamento de pipes nomeados pela rede. Esse serviço permite o compartilhamento de recursos locais, como discos e impressoras, de modo que outros usuários da rede possam acessá-los, além de permitir a comunicação de pipes nomeados entre aplicativos em execução em outros computadores e no seu computador, o que é usado para o RPC.
Sugestão: Desative este serviço se seu computador não está conectado a uma rede.

Serviço de Entrada do Tablet PC
Descrição: Habilita a funcionalidade de caneta e tinta de Tablet PC
Sugestão: Se você não possui um dispositivo de reconhecimento de escrita, você pode desativar este serviço.

Serviço de Relatórios de Erro do Windows
Descrição: Permite que os erros sejam relatados quando os programas param de funcionar ou de responder e possibilita que soluções existentes sejam oferecidas. Também permite que logs sejam gerados para os serviços de diagnóstico e reparo.
Sugestão: Você já deve ter notado, após um travamento de programa, que o Windows lhe pergunta se você deseja enviar um relatório de Erros à Microsoft. Se você sempre responde "Não", então você não precisa deste serviço. Pode desativá-lo com segurança.

Windows Search
Descrição: Fornece a indexação de conteúdo e o cache de propriedade para arquivos, e-mails e outros conteúdos.
Sugestão: Se você não usa com frequência o mecanismo de busca do Windows Explorer, você pode desativar este recurso. Detalhe: a busca continuará funcionando, só que um pouco mais lenta.

Ganhe performance desativando serviços desnecessários para o Windows

Sempre quando eu instalo o Win7 em alguma máquina, faço uma "limpeza" nele. Costumo desativar alguns serviços. Para isso, aperte "Win"+"R" e digite services.msc (ou serviços).

O que costumo desativar e consequentemente ganhar tanto com o uso de memória e uso de processador tornando a maquina mais rápida:

-Agendador de Tarefas (só pelo msconfig)

-Acesso a dispositivo de Interface Humana

-Central de segurança

-Configuração da Área de Trabalho Remota

-Desfragmentador de Disco

-Experiência com aplicativo

-Gerenciador de conexão de acesso remoto*

-Gerenciador de conexão de acesso remoto automático*

-Office Sourge Engine

-Registro Remoto

-Roteamento e Acesso Remoto*

-Serviço de compartilhamento de rede do WMP

-Serviço de entrada de TabletPC

-Serviços de área de trabalho remota

-Telefonia*

-Windows CardSpace

-Windows Defender

-Windows Remote Management

Caso a maquina não seja utilizada em ambiente de rede outros serviços podem ser desativados :Por isto, desativo todos os serviços de rede local, NetBIOS, Servidor e Workstation. Além de eu não precisar deles, são menos uma porta de entrada para malware - quanto menos, melhor. Mas um usuário que tenha dois ou mais PCs e os ligue em rede, ainda que apenas esporadicamente, não pode fazer isso.

Há quem diga que desativar esses serviços não dá nenhum impacto perceptível no sistema. Pode ser, até acredito que a diferença no desempenho seja muito pequena, mesmo. Mas acho que você ganha muito em segurança, fechando portas de entrada para malware e invasões do seu sistema. Quanto menos coisas houver que possam oferecer brechas para "exploits", melhor. E quanto menos coisas estiverem interagindo com o sistema num nível muito íntimo, como todo serviço, por sua própria natureza, faz, menor a chance de você ter instabilidade no seu sistema.

.



Windows Update "Algumas configurações são gerenciadas pelo administrador do sistema."

Do nada apareceu na central de ações que eu deveria mudar as configurações do Windows update, só que quando vou tentar mudar a configuração para instalar automaticamente as atualizações me deparo com esta mensagem:

e acordo com a sua descrição você está tendo problemas para as atualizações do Windows Update.


Nesse caso   realize os passos abaixo:


Entre em Iniciar e digitar CMD

Clique com botão direito do mouse e selecione "Executar como administrador"

Dentro do Prompt de comando, copie e cole os comandos:

Reg Delete HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate" /f

Reg Delete "HKEY_CURRENT_USER\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate" /f

Reinicie o Sistema e verifique novamente o acesso ao Windows Update, realizando as configurações desejadas.

Referencia: http://support.microsoft.com/kb/328010

Poste se esses procedimentos solucionaram o caso.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Upgrade fácil em Notebook Antigo Pentium M410 Positivo V43 Não Jogue Fora

Se voce tem um notebook Pentium M 410  ou similar ai vai a dica. Provavelmente não é mais possivel assistir videos usando Youtube ou navegar na internet o mesmo trava. O Upgrade de processador pode ser viável, fiz o Upgrade em um notebook positivo e deu certo, segue os passos de como fazer. O Maior problema destas maquinas é o USO da CPU ficar em 100% mesmo em tarefas básicas.

Para verificar o USO da CPU

1- clique com o botão direito na barra de tarefas e escolha Iniciar gerenciador de tarefas e clique na aba desempenho
2- Faça o teste e abra um video no Youtube vai ver que a CPU não sai de 100%, esta aí o maior gargalo da máquina.



Procedimentos para Upgrade de Processador( neste caso Positivo modelo V3 processador Intel M410)

1-  Baixe o Programa CPU Z e verifique o soquete da placa . No meu caso o soquete é 479mPGA



2- Na aba mainboard pesquise qual é a placa e modelo do chipset. No meu caso descobri que a placa é a Clevo M550SE?M660SE. O chipset é o S3 P4M900/CN896/PT890. Estas informações são as minimas para compra do processador.


























3- Faça pesquisa e encontre informações sobre o soquete e o processador. Neste caso foi mais simples pois encontrei o manual do fabricante especificando que ele sai com o processador T7200 Dual core em algumas versões e comprei e fiz a instalação. O Manual confirma o chipset, o soquete do processador 479( aceita chip 478 neste caso)




4- compre o chip no mercado livre e troque . Neste caso a troca é bem simples e baixo custo por volta de 50 reais, apenas precisei tirar uma tampa soltar o dissipador , destravar o chip e montar de volta com o novo chip. Neste caso o Notebook ja tinha 2GB de memória suficiente para rodar programas básicos no Windows.


5 - Jogue no lixo o chip antigo, isso mesmo o Pentium M 410 é muito ruim, e faça algumas configurações no windows para aumentar o desempenho( Desativar serviços desnecessários do Windows).O computador não ficará rapido devido a placa de video ser obsoleta o barramento lento porém dá para assistir videos e editar textos.

Como Habilitar Memória Cache L2 e L3 no Windows 7



Windows foi construído para ser usado em um máximo de máquinas com configurações diferentes, e portanto, ele normalmente não é otimizado para o seu computador e seu uso. Também convido você a ler nossos outros artigos sobre a otimização de seus computadores, se isto já é feito. Um "não-otimizações", é a nível do processador. Nossos processadores têm caches que lhes permitem colocar na memória alguns dados para acelerar a recuperação de seus dados no futuro: http://fr.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9moire_cache de acordo com os processadores, você pode ter 2 ou 3 níveis ( ) cache. Por padrão, o Windows utiliza cache L2 (nível 2) de 256 kbytes, o que significa que se sua CPU é capaz de usar mais espaço (que é geralmente o caso e será mais uma vez vai passar tendo em conta a evolução contínua dos processadores), Windows limitado os recursos de sua CPU! E eu não falo nem nenhum cache L3, porque o Windows não usa, é como se você não tem essa memória cache 3 é o maior dos 3 níveis armazena em cache um processador!  


A 1ª coisa a fazer é conhecer os recursos da CPU (processador), para isto:


Baixe o CPU – z: a http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html
Instalá-lo e abri-lo

Para ver os diferentes níveis de cache, você tem 2 possibilidades: guia 1, inferior direito ou guia 2


Para aumentar o cache L2 no Windows:
  1. No menu Iniciar, localize e abra o "regedit" (banco de dados do registro) (como em qualquer manipulação no banco de dados do registro, é aconselhável realizar um backup do seu computador em caso de problemas)
  2. Clique duas vezes em HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > gerenciamento de memória
  3. na janela da direita, você tem que encontrar uma chave chamada "SecondLevelDataCache", clique com o botão direito nele e clique em 'Editar'
  4. Clique em "Decimal"
  5. E substitua o valor real do seu processador. No meu caso, CPU – Z diz-me 3 x 2MBytes ( 3 x 2048) , então o valor para colocar no meu caso é 6174.
  6. Clique em "Ok "


Para habilitar o cache L3 no Windows:

Etapa 1 de 2 é o mesmo para o L2 e, portanto, chegam na mesma janela na etapa 3.
Em uma área livre na janela da direita, botão direito do mouse e clique em "New" > "Valor DWORD de 32 bits"
Renomeie a nova chave por "ThirdLevelDataCache" (sem as aspas)
Clique com o botão direito sobre essa nova chave renomeado e clique em 'Editar'
Clique em "Decimal"
Alterar o valor de seu processador indicado pelo CPU – z: no meu caso, que eu tenho 8MBytes, então eu tenho que fazer 8 x 1024, o que significa que eu tenho que colocar 8192 como valor.
Clique em "Ok ".
  Reinicie o computador. Em 1 restart, seu computador pode ser um pouco mais lento do que o habitual, sendo este o fato de que o Windows precisa incorporar esses novos dados, mas mais tarde, seu computador deve ser mais rápido e mais poderoso!